As empresas que entendem que são verdadeiros agentes sociais, não preocupadas tão somente com o seu lucro e que querem exercer sua responsabilidade socioambiental, contribuindo para a preservação do meio ambiente, precisam implementar práticas sustentáveis em suas operações. Além da decisão de mudança de cultura e da adesão de todo seu ecossistema, elas precisam adotar um Sistema de Gestão Ambiental, saindo do discurso para a prática.
Feito isso, a empresa só tem a ganhar. Neste conteúdo preparado por nossos especialistas, vamos explicar tudo sobre o Sistema de Gestão Ambiental, desde o que é SGA até como implementá-lo. Você também saberá quais são os benefícios que ele traz e como a Lema Ambiental poderá lhe ajudar a implementar um SGA na sua empresa. Boa leitura!
O que é Sistema de Gestão Ambiental?
Antes de explicar exatamente o que é um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), é preciso falar um pouco sobre gestão ambiental. O mais importante de tudo é entender que, para eliminar quaisquer impactos negativos que as operações de uma empresa possam exercer sobre o meio ambiente, utilizar racionalmente os recursos naturais, buscando seu uso sustentável, e adotar a sustentabilidade, é preciso sair do discurso e partir para a prática.
É por meio da ação e da mudança de toda a cultura da empresa, com o envolvimento de todos – acionistas, direção e colaboradores – que é possível falar em gestão ambiental. É preciso estar em total conformidade com a legislação ambiental brasileira e estimular a responsabilidade socioambiental por meio de ações práticas.
Fica muito fácil entender, então, exatamente o que é um Sistema de Gestão Ambiental: trata-se, nada mais nada menos, do que o conjunto de medidas efetivas que a empresa adotará para defender o nosso planeta. Como ela vai diminuir, por exemplo, suas emissões de carbono, que degradam a camada de ozônio do planeta? Como descartará seu lixo, muitas vezes tóxico? Como vai combater o desperdício e economizar água e energia elétrica?
É justamente como a empresa vai se comportar e quais medidas ela efetivamente adotará que fazem parte de um Sistema de Gestão Ambiental. Segundo a Resolução nº 306, de 5 de julho de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a definição de gestão ambiental é a “condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação do sistema de gestão ambiental”. Já um sistema de gestão ambiental é definido como “a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental da instalação”.
Por que um Sistema de Gestão Ambiental é importante para a sua empresa?
Os recursos naturais são essenciais para a nossa vida, e também para a economia. Mudanças climáticas, por exemplo, provocam prejuízos financeiros gigantescos para o agronegócio, e isso influi no preço que pagamos por cada alimento que colocamos sobre a mesa de nossa casa. Preservar os recursos naturais e o meio ambiente é um dever da pessoa física, pessoa jurídica, governo, ONGs, instituições, sindicatos, enfim, de absolutamente todos.
As empresas estão inseridas nesta realidade, onde a degradação da natureza afeta a todos. No entanto, elas têm mais motivos para exercer de fato sua responsabilidade socioambiental e se assumir também como um agente social, não apenas visando o lucro de seus acionistas: seus clientes hoje exigem essa postura e estão dispostos a consumir apenas de empresas que assumam a bandeira da sustentabilidade e da defesa do meio ambiente.
Uma recente pesquisa da Union + Webster indicou, por amostragem, que 87% da população brasileira prefere consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis, sendo que 70% garante que não se incomoda de pagar um pouco mais por isso. É um decisivo argumento comercial, não?
Já um levantamento da empresa de tecnologia e dados para o mercado financeiro, Bloomberg, garante que em 2020 o montante mundial ligado ao ESG foi de US$ 38 trilhões, e deve chegar a US$ 53 trilhões em 2025, em um total de um terço dos ativos de investimentos. ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, ou seja, empresas que efetivamente praticam a gestão ambiental, e esse montante gigante foi direcionado para companhias que são ESG.
Implantar um Sistema de Gestão Ambiental garante o exercício da responsabilidade socioambiental, contribui para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, gera admiração e fidelidade dos clientes e, por fim, tem influência positiva (e grande) sobre os resultados da companhia.
Quais são os benefícios que o SGA traz?
A aplicação de um Sistema de Gestão Ambiental traz uma série de benefícios práticos para as empresas que o adotam, inclusive com impacto nos resultados financeiros. Entre as vantagens principais, estão:
• Alcance de resultados reais no combate aos impactos ambientais provocados pelas operações da empresa, beneficiando o meio ambiente.
• Preservação dos recursos naturais a partir de um uso consciente. Além de ser uma prática sustentável, isso traz redução de custos, com impactos positivos sobre, por exemplo, as contas de luz e de água.
• Promoção da marca e a conquista da admiração dos clientes. Isso traz fidelização e, assim, mais vendas.
• Eliminação de desperdícios, o que também tem impacto no resultado financeiro.
• Conformidade com a legislação ambiental, evitando sanções e multas.
• Adesão dos colaboradores, que compram o SGA, assumindo a bandeira socioambiental e criando mais identidade com a própria empresa.
• Revisão de processos, ganhando mais produtividade.
• Mudança de cultura organizacional.
Como implementar um Sistema de Gestão Ambiental?
A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental deve ter a adesão irrestrita dos acionistas e da direção da empresa. E, ainda, contar com o apoio dos colaboradores, para que as medidas propostas sejam de fato efetivadas. Os passos para a implementação de um SGA são:
• Tomar a decisão política de implementá-lo na organização, buscando uma verdadeira mudança de cultura.
• O segundo passo é fazer uma revisão de todos procedimentos, como um diagnóstico ambiental. Assim, a empresa poderá descobrir como atua do ponto de vista socioambiental e o que pode ser melhorado.
• Em seguida, é preciso saber se a empresa está, de fato, em conformidade com a legislação ambiental brasileira.
• Deverão ser propostas ações práticas, que precisarão ser mensuradas constantemente.
• Por fim, se desejar, a empresa poderá buscar a certificação ISO 14001.
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A Lema Ambiental está há mais de 20 anos no mercado, e hoje mais de 500 empresas, a nível nacional, utilizam o nosso software completo com todas as normas, leis, decretos e atos relacionados à legislação ambiental brasileira. Estar em conformidade com as leis ambientais é uma das condições básicas de operação de um Sistema de Gestão Ambiental.
Nossos especialistas atualizam a legislação constantemente com senso de urgência, visto que as alterações, as revogações e as novas leis surgem o tempo todo, de forma muito dinâmica. É preciso foco e especialização para acompanhá-la. Atualizamos a legislação e fazemos a leitura e a descrição dos procedimentos que as empresas precisam adotar para cumprir a lei. Assim, elas se mantém sempre em conformidade com a legislação, evitando sanções e multas, e garantindo segurança jurídica.
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