No mundo inteiro as empresas estão adotando a gestão ambiental, buscando eliminar os impactos negativos que suas operações possam ter sobre o meio ambiente, além da preservação dos recursos naturais. É uma questão de cidadania, de compromisso e até mesmo de defesa de uma economia mais sustentável. Isso sem falar nos ganhos que a empresa observa quando adota uma efetiva gestão ambiental, como, por exemplo, o fortalecimento da marca e a admiração do consumidor.
Adotar essa gestão, no entanto, não é algo simples, que se faz do dia para a noite. É preciso comprometimento de todos na empresa e toda uma mudança de cultura para que de fato aconteça e traga resultados positivos. Neste conteúdo, a Lema Ambiental aborda tudo sobre gestão ambiental, desde sua definição até como ela deve ser implementada em uma empresa.
Vamos falar por que sua empresa precisa de uma gestão ambiental, os ganhos que conquistará com isso e até sobre a ISO 14001, que tem tudo a ver com esse assunto. Vamos lá?
O que é gestão ambiental?
A gestão ambiental de uma empresa, órgão ou instituição nada mais é do que um conjunto de práticas, ações, políticas e procedimentos adotados para o cumprimento da legislação ambiental, proteção do meio ambiente e preservação dos recursos naturais. Uma organização que adota uma gestão ambiental cuida de toda a sua operação para que esteja em conformidade com as leis e para que não provoque impactos ecológicos negativos.
Não há preservação do meio ambiente e a prática da sustentabilidade sem uma gestão ambiental. Isso porque as políticas, as ações e os procedimentos que buscam um planeta mais limpo precisam ser organizados e acontecer de forma sistemática. É preciso geri-los para que funcionem regularmente, criando uma cultura. Pensando em um exemplo bem prático e fácil de entender, você não está praticando uma gestão ambiental na sua casa quando separa o lixo orgânico do inorgânico uma ou outra vez, mas sim quando o faz sistematicamente, todos os dias.
De acordo com a Resolução nº 306, de 5 de julho de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), a definição de gestão ambiental é a “condução, direção e controle do uso dos recursos naturais, dos riscos ambientais e das emissões para o meio ambiente, por intermédio da implementação
do sistema de gestão ambiental”. Já um sistema de gestão ambiental é definido como “a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental da instalação”.
Ou seja, persegue o uso inteligente dos recursos naturais, para que não se esgotem. O foco está no desenvolvimento sustentável, na conscientização, na educação e, principalmente, na adoção de ações práticas em defesa do meio ambiente.
Quais são os seus benefícios?
Adotar um sistema de gestão ambiental garante:
• Resultados práticos no combate aos impactos ambientais provocados pelas operações da empresa;
• Uma operação mais limpa, organizada e sistematizada;
• Comprometimento dos funcionários, que passam a sentir mais orgulho da empresa, bem como a levar o conhecimento adquirido sobre educação ambiental para casa e para a comunidade;
• Promoção da marca, respeito e admiração dos clientes;
• Maior fidelização dos clientes;
• Maior produtividade e eliminação de desperdícios;
• Redução de custos, como, por exemplo, a diminuição da conta de água e de energia;
• Promoção de programas de reciclagem;
• Cumprimento da legislação ambiental brasileira;
• Mudança de cultura organizacional.
Por que a gestão ambiental é importante para as empresas?
Ajudar a preservar o meio ambiente é preservar a vida, já que os recursos naturais são fundamentais para a nossa própria sobrevivência. Além disso, as mudanças climáticas, bem como acidentes ecológicos de grandes proporções, por exemplo, têm consequências nefastas, que provocam prejuízos incalculáveis para as pessoas e ao próprio mercado. O aquecimento global interfere até mesmo no preço dos alimentos que sua família consome diariamente.
Se posicionar e fazer a sua parte por um planeta mais sustentável, com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, já é de uma importância única. Mas se as empresas precisam de algum outro argumento para adotar uma gestão ambiental em suas operações, vale pontuar que uma pesquisa promovida pela Union + Webster indicou, por amostragem, que nada menos do que 87% da população brasileira preferem consumir produtos e serviços de empresas sustentáveis. Isso significa praticamente nove em cada dez consumidores. E mais: 70% deles disseram topar pagar um pouco mais por isso.
Como fazer uma gestão ambiental em sua empresa?
A gestão ambiental de uma empresa depende de dois fatores básicos para acontecer: a adesão incondicional da direção e o comprometimento dos funcionários. Não há gestão ambiental que traga resultados efetivos sem essas condições resolvidas. A empresa precisa mudar sua cultura, e depende das pessoas para que isso aconteça.
Um sistema de gestão ambiental deve ser baseado no ciclo PDCA (do inglês plan-do-check-act), ou seja, por meio do planejar, do fazer, do chegar e do agir. É preciso mapear todas as atividades realizadas, identificar possíveis impactos sobre o meio ambiente, pensar e criar soluções para minimizá-los, estabelecer uma política ambiental interna, criar programas que possibilitem a implementação desta política e definir metas, além de medir regularmente todo o trabalho realizado.
Uma consultoria pode ser contratada para ajudar neste extenso trabalho, e será necessário identificar lideranças internas para conduzi-lo, estimulando toda a equipe.
ISO 14001 e a gestão ambiental
É cada vez maior o número de empresas que buscam a certificação ISO 14001, uma das mais requisitadas certificações internacionais. Esta certificação chancela o controle dos impactos das operações da empresa no meio ambiente, bem como o desenvolvimento de práticas sustentáveis. Empresas que se certificam pela ISO 14001 precisam adotar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), um conjunto de processos e práticas voltados para a efetiva proteção ambiental. Ou seja, a adoção da gestão ambiental é condição básica para a certificação.
A Lema Ambiental está pronta para apoiar a certificação da sua empresa
A Lema Ambiental pode ajudar efetivamente sua empresa a fazer um sistema de gestão ambiental eficiente e que garanta o cumprimento da legislação ambiental. Com atuação nacional e há mais de 20 anos no mercado, oferecemos o mais completo software com todas as normas, leis, decretos e atos relacionados à legislação ambiental brasileira.
Os especialistas da Lema Ambiental acompanham as mudanças desta complexa legislação (que não são poucas, é bom pontuar) e fazem sua leitura e a descrição dos procedimentos que as empresas devem adotar no cumprimento da lei. Desta forma, sua empresa garante a conformidade com a legislação, adquire segurança jurídica, evita multas e sanções e, ainda, reforça o seu SGA. Clique aqui e converse com um de nossos especialistas para saber mais sobre como a Lema Ambiental pode te ajudar.