Preservar o meio ambiente e os recursos naturais é um dos maiores desafios do ser humano, ao lado do combate à miséria e à fome. Foi por volta dos anos 70 que a preocupação com a preservação da natureza e com a sustentabilidade começou a sair de movimentos sociais isolados e dos meios acadêmicos e científicos, ganhando o mundo empresarial. Hoje, uma gestão sustentável é vista pelas empresas como uma questão de sobrevivência – do planeta e de seus próprios negócios.
A verdade é que o mundo corporativo já entendeu que as empresas precisam atuar como agentes sociais que são, exercendo, na prática, uma gestão sustentável voltada para a defesa e para a preservação do meio ambiente. É uma exigência dos próprios consumidores, que hoje buscam por esse tipo de postura e querem consumir produtos e serviços apenas de quem defende o planeta.
Mas como as empresas podem promover uma gestão sustentável verdadeiramente atuante? Como podem sair do discurso e colocar em prática ações que façam, de fato, a diferença para o planeta? Mais do que isso, como minimizar os impactos ambientais da sua empresa? É o que a Lema Ambiental responde agora, neste conteúdo produzido por nossos especialistas.
O que é gestão sustentável?
O conceito de desenvolvimento sustentável começou a se tornar conhecido fora dos meios acadêmicos quando a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou, em 1987, essa expressão em um relatório intitulado “Nosso futuro comum”. A ideia de que não há progresso sem um uso inteligente dos recursos naturais, simplesmente para que não se esgotem, ganhou corpo, e a sustentabilidade virou bandeira nos cinco continentes. É, portanto, um conceito relativamente novo, mas hoje enraizado e cada vez mais difundido.
Em um trecho do documento “Nosso futuro comum”, o desenvolvimento sustentável é definido como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades”. Em suma, não há negócios sem recursos naturais, porque na falta deles não há futuro. Portanto, é preciso preservá-los, bem como ao meio ambiente.
As empresas demoraram um pouco, mas logo perceberam que era preciso unir negócio e sustentabilidade, trazendo esse conceito (e prática) para o seu dia a dia. É preciso encontrar um equilíbrio sadio entre o lucro, a economia, o mercado, o social e o ambiental. Uma gestão sustentável busca exatamente isso, ou seja, as empresas também assumem a bandeira do meio ambiente, da preservação da vida e do planeta, por meio de uma gestão preocupada de verdade com a sustentabilidade.
Uma gestão sustentável é baseada em um Sistema de Gestão Ambiental, ou seja, um conjunto de medidas que a empresa assume e põe em prática para eliminar quaisquer consequências negativas de suas operações sobre o meio ambiente, bem como utilizar de forma sustentável os recursos naturais. Uma gestão sustentável sai do discurso e parte para a ação, mudando toda a cultura da empresa e envolvendo todo o seu ecossistema, dos acionistas aos fornecedores, incluindo sua direção e seu time de colaboradores.
Os benefícios dessa gestão
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, “negócios sustentáveis fazem parte de um novo modelo empresarial, onde produtos e serviços baseiam na incorporação de forma integrada dos aspectos sociais, econômicos e ambientais e suas estratégias devem ir para além da mera tecnologia, abrangendo todo o ciclo de vida do produto – da matéria-prima à eliminação”.
Os benefícios de uma gestão sustentável são muitos, entre os quais podemos destacar:
• Forte ganho de imagem com os consumidores, o que traz mais clientes e fidelidade;
• Maior faturamento;
• Redução de custos, com diminuição do desperdício e de contas de água e energia elétrica, além dos gastos com insumos;
• Maior engajamento do time de colaboradores, que passa a sentir mais orgulho da empresa;
• Aumento da competitividade;
• Resultados reais no combate aos impactos ambientais promovidos pelas operações da empresa;
• Conformidade com a legislação ambiental, o que oferece segurança jurídica, eliminando a possibilidade de autuações ou multas de órgãos governamentais competentes;
• Mudança de cultura organizacional.
Os principais desafios de uma gestão sustentável
Não são poucos os desafios de uma gestão ambiental. O primeiro deles certamente é a adesão real dos acionistas e da direção da empresa. Sem isso, dificilmente um Sistema de Gestão Ambiental será colocado em prática, e aos colaboradores restará entender que a gestão sustentável é “discurso para inglês ver”. A adesão deve acontecer de ponta a ponta, inclusive chegando aos fornecedores.
A elaboração de um Sistema de Gestão Ambiental, que tire do discurso e coloque em prática a preservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos naturais, também é um enorme desafio, e requer foco, dedicação, trabalho e comprometimento. É claro que isso não acontece do dia para a noite, assim a empresa precisa se preparar e mudar toda uma cultura do desperdício, e isso – convenhamos – não é nada fácil. Não se trata apenas de imprimir ou não um documento em papel, é muito mais do que isso.
O desconhecimento da legislação ambiental também pode atrapalhar uma gestão sustentável. Estar em conformidade com as leis é condição básica para respeitar o meio ambiente. Por fim, é preciso lembrar que é preciso investir em recursos humanos e treinamento porque um Sistema de Gestão Ambiental não pode simplesmente ser copiado de uma página na internet: colaboradores precisam ser preparados ou uma consultoria deve ser contratada, o que significa custo. Nunca é demais lembrar, no entanto, que isso que alguns podem chamar de custo, é, na verdade, investimento. E com excelentes retornos!
10 formas de minimizar os impactos ambientais da sua empresa
1) Faça uma correta gestão dos seus resíduos. É preciso saber como coletar, armazenar, transportar, tratar e dar a devida destinação ao lixo da empresa.
2) Adote a coleta seletiva dos resíduos.
3) Reduza o consumo de papel. Lembre-se, inclusive, que a transformação digital é a porta de entrada para a Indústria 4.0. Digitalizar os processos e documentos traz eficiência, agilidade, produtividade e economia.
4) Recicle o que for possível reciclar.
5) Reduza a conta de água e de energia elétrica. Os resultados da empresa agradecerão, e a natureza também.
6) Faça uso da logística reversa, ou seja, recolha e reutilize, quando possível, produtos e materiais que tiverem o ciclo produtivo encerrado.
7) Embalagens descartáveis? Substitua-as por refis recicláveis.
8) Copinhos de café e água nunca mais! Distribua canecas de louça para cada colaborador tomar seu café e sua água sem agredir o meio ambiente.
9) Incentive os colaboradores a usarem meios de transporte alternativos, como bicicletas. É preciso contar com uma determinada infraestrutura para isso. Aqueles que aderirem podem ser recompensados (e isso não gera custo porque não será preciso utilizar vale-transporte).
10) Opte por parceiros que adotem a mesma política e optem por insumos recicláveis e não poluentes.
A gestão sustentável respeita a legislação ambiental
É preciso conhecer e respeitar as leis voltadas para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Isso pode parecer lógico – e até é – mas conhecer e acompanhar a legislação ambiental brasileira não é nada fácil. Ela está em constante mutação, ora eliminado uma lei aqui, ora acrescentado uma lei ali e muitas vezes modificando o que já existe.
A Lema Ambiental oferece, há mais de 20 anos, um software referência de mercado com toda a legislação ambiental brasileira sempre muito bem atualizada. É preciso foco, dedicação e expertise, e nossos especialistas não só deixam tudo em dia como entendem as mudanças realizadas, fazem a leitura das normas, leis, decretos e atos e descrevem os procedimentos que as empresas precisam adotar especificamente em seus negócios. Dessa forma, sua empresa se mantém totalmente em dia, garantindo sua segurança jurídica e em conformidade com a legislação.