Uma empresa é sustentável quando efetivamente exerce sua responsabilidade socioambiental por meio de ações. Ou seja, não basta querer ser sustentável para sê-lo. É uma questão de vontade política e adoção de um Sistema de Gestão Ambiental que garanta uma operação preocupada com a sustentabilidade e com controle dos impactos negativos que a operação possa ter sobre o meio ambiente.
Uma auditoria ambiental garante que esse discurso se transforme em atitude. Na verdade, são as ações definidas que permitirão à empresa ser sustentável, mas uma auditoria ambiental é o que dará chancela a essas ações, comprovando que têm efeito prático.
Neste conteúdo produzido por nossos especialistas, a Lema Ambiental fala tudo sobre auditoria ambiental: o que é, quais são os tipos, a importância e como fazê-la na sua empresa. Você vai entender muito bem esse passo a passo sobre auditoria ambiental, e se mesmo assim tiver dúvidas, basta entrar em contato conosco, combinado?
O que é um Sistema de Gestão Ambiental?
Antes de falarmos propriamente sobre a auditoria ambiental, é importante explicar direitinho o que é um Sistema de Gestão Ambiental. Afinal, para exercer toda a sua responsabilidade socioambiental, não basta que a empresa se autodeclare sustentável e defensora do meio ambiente.
Quando uma empresa decide atuar de uma forma ética e responsável, eliminando quaisquer impactos negativos que suas operações possam exercer sobre o meio ambiente, utilizando racionalmente os recursos naturais e buscando ser sustentável, ela impõe uma mudança de cultura interna, que será absorvida por todo o seu ecossistema. Acionistas, direção, colaboradores, fornecedores – todos devem assumir os compromissos ambientais e sustentáveis, e isso não acontece do dia para noite. É preciso adotar uma gestão ambiental na empresa.
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é nada mais, nada menos, do que a forma como a empresa irá aplicar e exercer essa gestão ambiental. É o conjunto de medidas efetivas que serão tomadas para uma gestão ambiental, de fato preocupada com o meio ambiente e fazendo por onde para defendê-lo. De acordo com a Resolução nº 306, de 5 de julho de 2002, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), um Sistema de Gestão Ambiental é “a parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental da instalação”.
O que é uma auditoria ambiental?
Agora ficou muito fácil entender o que é uma auditoria ambiental. Afinal, é preciso confirmar se todas as medidas e ações de um Sistema de Gestão Ambiental estão mesmo funcionando e, mais do que isso, trazendo resultados para a empresa e, é claro, também para o meio ambiente.
Digamos que a empresa decida neutralizar toda a sua produção de carbono, medindo a sua emissão de gases e plantando árvores correspondentes a essa produção. Será que está dando certo? A medição está sendo bem feita? As árvores estão sendo plantadas? Uma auditoria encontrará as respostas. A empresa também pode decidir, por exemplo, eliminar o desperdício, reciclar seu lixo e diminuir efetivamente o consumo de água e energia elétrica. É a auditoria que descobrirá se os objetivos estão sendo cumpridos.
Assim, uma auditoria ambiental é um processo sistemático, comprometido, quando a empresa levanta, avalia, controla e monitora todos os seus aspectos ambientais e as ações que foram adotadas para preservação do meio ambiente e exercício da responsabilidade socioambiental. E mais: uma auditoria bem feita pode revelar, também, lacunas, erros, inconsistências e até a necessidade de novas atitudes. É preciso buscar a conformidade com as leis e com a prática sustentável, e é isso que a auditoria ambiental promove.
Tipos de auditoria ambiental
Sim, existem alguns diferentes tipos de auditoria ambiental, que podem ser realizadas por órgãos fiscalizadores, entidades de controle externo ou por empresas especializadas em consultoria. A própria empresa naturalmente pode, também, estabelecer auditorias internas. As principais são:
• Auditoria de conformidade legal: é uma auditoria ambiental muitas vezes obrigatória, quando é avaliado se a empresa está em conformidade com a legislação ambiental brasileira, especificamente em relação às leis que são exigidas por conta de sua atividade-fim. É utilizada para a obtenção de licenças ambientais e para garantir segurança jurídica.
• Auditoria de avaliação de desempenho: avalia uma série de indicadores ambientais, como, por exemplo, consumo de água e energia.
• Auditoria de descomissionamento: verifica se há riscos para a população ou ao meio ambiente após o fechamento de alguns tipos de indústrias.
• Auditoria de responsabilidade: investiga passivos ambientais que poderiam interferir em uma negociação de compra e venda de alguma empresa.
• Auditoria de cadeia produtiva: todas as etapas da cadeia de produção são auditadas, bem como os serviços relacionados.
• Auditoria ambiental pós-acidente: realizada após algum acidente com consequências ambientais.
• Auditoria de sistema de gestão: auditoria ambiental que verifica os requisitos do Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Utilizada para certificação ISO 14001, por exemplo.
Quais os benefícios que uma auditoria ambiental traz para sua empresa?
• Oferece a certeza da conformidade jurídica. Ou seja, a empresa terá segurança jurídica de que a legislação ambiental está sendo cumprida à risca.
• Garante um efetivo Sistema de Gestão Ambiental, com resultados reais e positivos.
• Melhora a imagem e a reputação da empresa, que se mostra verdadeiramente preocupada em exercer sua responsabilidade socioambiental na prática.
• Melhora o clima organizacional e envolve os colaboradores, comprometidos com o SGA.
• Corrige possíveis erros e inconsistências e, assim, traz redução de custos.
• Aumento da competitividade da empresa.
• Prepara a empresa para quaisquer inspeções de órgãos de controle ambiental, eliminando a possibilidade de autuações e multas.
Como fazer uma auditoria ambiental?
A auditoria ambiental não será igual em todas as empresas. Não se trata de um manual de instruções prontos, que basta ser seguido para que tudo dê certo e a ação seja feita. A contratação de uma empresa especializada é sempre um bom caminho, mas a auditoria ambiental pode ser feita por uma equipe interna, sem problemas. Neste caso, é preciso estabelecer um comitê verde, ou seja, o grupo de colaboradores, de áreas diversas, que conduzirá a auditoria.
Esse comitê de sustentabilidade deve verificar os seguintes temas:
• Governança;
• Impacto social (funcionários e comunidade do entorno);
• Impactos ambientais;
• Conformidade com a legislação ambiental.
É importante ter objetivos bem definidos, pessoas envolvidas, um líder, um cronograma aprovado e medição das ações. Um relatório profundo e conclusivo deve ser produzido e entregue à direção da empresa. É relevante pontuar que as auditorias ambientais devem ser programadas e sistemáticas, ou seja, devem acontecer regularmente, de tempos em tempos, o que será definido pela própria empresa.
Como a Lema Ambiental pode ajudar sua empresa?
Estar em conformidade com a extensa e complicada legislação ambiental brasileira é uma condição básica para qualquer Sistema de Gestão Ambiental e é fruto da atenção de toda auditoria ambiental, seja do tipo que for. Mas como fazê-lo se a legislação está em constante mutação, sempre com a inclusão de novas leis, atos, decretos e normas, além das exclusões e das mudanças que o legislativo sempre está promovendo? É um trabalho que precisa ser feito por um especialista, não tenha dúvidas disso.
Há mais de 20 anos no mercado, com atuação nacional, a Lema Ambiental pode ajudar sua empresa resolvendo exatamente esse problema, por meio de um software exclusivo e referência de mercado, com toda a legislação ambiental brasileira. Mais do que isso, nossos especialistas atualizam a legislação, entendem as mudanças realizadas, fazem a leitura das normas, leis, decretos e atos e descreve os procedimentos que as empresas precisam adotar especificamente em seus negócios. Ou seja, oferecemos segurança jurídica e conformidade.