Manter a segurança dos alimentos é um processo complexo que envolve uma série de ações e medidas preventivas em todas as etapas da cadeia alimentar, desde a produção até o consumo final. A implementação de normas e padrões de segurança alimentar, como a ISO 22000, visa garantir que essas medidas sejam seguidas de forma consistente e efetiva.
Com a ISO 22000 as empresas estabelecem um sistema de gestão de segurança de alimentos , que identifica e controla os riscos associados à produção, processamento e distribuição de alimentos.
QUEM PODE TER A CERTIFICAÇÃO?
Qualquer empresa do segmento de alimento, que tenha como principal preocupação o comprometimento com a saúde de seu consumidor e que busque melhora continua.
4 VANTAGENS DE ATENDER A ISO 22000
1 – CREDIBILIDADE NO MERCADO
As empresas que estão em conformidade com a ISO 22000 demonstram o compromisso com a segurança dos alimentos o que pode aumentar a confiança dos clientes e consumidores nos produtos e serviço fornecidos.
Além de ser reconhecida globalmente, a certificação garante o atendimento de requisitos regulatórios locais e internacionais.
2 –PADRÃO DE QUALIDADE NA PRODUÇÃO
Redução de contaminação e maior eficiência operacional. Com a padronização dos processos, as empresas conseguem garantir que todos os procedimentos sejam realizados de maneira consistente, reduzindo a variação dos produtos e melhorando a eficiência da produção.
3 – REDUÇÕES DE CUSTOS
Com os processos bem definidos os riscos de contaminação dos produtos são menores, diminuindo as chances de contaminação de lotes.
4 – COMPETITIVIDADE
Alguns clientes têm como principal fator para a escolha do seu fornecedor, organizações Certificadas, se tornando um pré-requisito para negociações.
Para o caminho da Certificação algumas condutas são fundamentais, sendo uma delas o atendimento dos requisitos legais.
Caso não tenha o levantamento dos requisitos legais que se aplicam ao seu negócio, entre em contato com a LEMA para que possamos te apoiar.
info@lemaambiental.com.br